Nicolás Asensio Jiménez (Pamplona, 1991) prepara o doutoramento em Filologia Hispânica na Universidad Complutense de Madrid. Atualmente, integra a equipa dos projetos de investigação dedicados ao romanceiro promovidos pela Fundación Ramón Menéndez Pidal. Conta com publicações em diversas revistas sobre baladística tradicional, crítica textual e pensamento da Idade Média, bem como uma monografia intitulada Libro de la traslación y milagros de San Millán (Ediciones Emilianenses, 2016).

Ao abrigo do programa Erasmus +, recebemo-lo esta semana na Universidade do Algarve (entre 18 e 22 de fevereiro), onde lecionará Literatura Espanhola a alunos de licenciatura.

No âmbito da colaboração entre romanceiro.pt e a Fundación Ramón Menéndez Pidal, Nicolás Asensio proferirá ainda o seminário “El romancero y Ramón Menéndez Pidal”, enquadrado na agenda das comemorações do Biénio Pidalino (2018-2019).

O seminário, que se realiza no dia 20 de fevereiro pelas 11h, na sala 2.35 da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Campus de Gambelas), é de entrada livre e aberto ao público em geral. Convidamos, pois, a que se juntem nós todos os interessados em questões relacionadas com a literatura patrimonial, o património cultural ou quem desejar conhecer melhor o ingente trabalho do ilustre filólogo espanhol.

 

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Centro de Investigação em Artes e Comunicação Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Algarve Fundación Ramón Menéndez Pidal

Apoios

Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Manuel Viegas Guerreiro European Association for Digital Humanities

ROMANCEIRO.PT

Universidade do Algarve

8005-139 Faro

Email: contacto@romanceiro.pt

Telefone: +351289 800 900 – ext. 7541