Nicolás Asensio Jiménez (Pamplona, 1991) prepara o doutoramento em Filologia Hispânica na Universidad Complutense de Madrid. Atualmente, integra a equipa dos projetos de investigação dedicados ao romanceiro promovidos pela Fundación Ramón Menéndez Pidal. Conta com publicações em diversas revistas sobre baladística tradicional, crítica textual e pensamento da Idade Média, bem como uma monografia intitulada Libro de la traslación y milagros de San Millán (Ediciones Emilianenses, 2016).

Ao abrigo do programa Erasmus +, recebemo-lo esta semana na Universidade do Algarve (entre 18 e 22 de fevereiro), onde lecionará Literatura Espanhola a alunos de licenciatura.

No âmbito da colaboração entre romanceiro.pt e a Fundación Ramón Menéndez Pidal, Nicolás Asensio proferirá ainda o seminário “El romancero y Ramón Menéndez Pidal”, enquadrado na agenda das comemorações do Biénio Pidalino (2018-2019).

O seminário, que se realiza no dia 20 de fevereiro pelas 11h, na sala 2.35 da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Campus de Gambelas), é de entrada livre e aberto ao público em geral. Convidamos, pois, a que se juntem nós todos os interessados em questões relacionadas com a literatura patrimonial, o património cultural ou quem desejar conhecer melhor o ingente trabalho do ilustre filólogo espanhol.

 

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Centro de Investigação em Artes e Comunicação Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Algarve Fundación Ramón Menéndez Pidal

Apoios

Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Manuel Viegas Guerreiro European Association for Digital Humanities Time Machine Humanidades Digitales Hispánicas

ROMANCEIRO.PT

Universidade do Algarve

8005-139 Faro

Email: contacto@romanceiro.pt

Telefone: +351289 800 900 – ext. 7541