TERESA ARAÚJO
Email: teresaraujo@fcsh.unl.pt
Breve CV: Teresa Araújo é Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em Literaturas Românicas (2000) e fez Provas de Agregação em Estudos Portugueses (2011), tendo lecionado igualmente vários cursos nas universidades Lumière – Lyon 2, Carlos III, Agostinho Neto e de Salamanca e de Oviedo, entre outras. Dedica a sua atividade docente e de investigação sobretudo à literatura portuguesa dos séculos XVI-XVIII, embora a concentre nos estudos do romanceiro antigo e moderno em Portugal numa perspetiva pan-hispânica, bem como do género fábula. Na sua experiência de coordenação científica, atualmente destaca-se a direção do Projeto de Investigação financiado pelas Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Para a Ciência e Tecnologia Revisões literárias: a aplicação criativa de romances velhos, do Mestrado em Estudos Portugueses da NOVA FCSH e do Centro I&D Instituto de Estudos de Literatura e Tradição.
Últimas Publicações:
Araújo, Teresa (2022), “Silvestre ou jogo da (in)subordinação cinema & etnografia”, Boletín de Literatura Oral, Vol. Extraordinário 5. El Romancero ibérico, puente entre España y Portugal (siglos XV-XXI), pp. 160–170. https://doi.org/10.17561/blo.vextra5.7153
Outras Informações: Além de fazer parte da direção dos Programa Doutoral da Fundação Para a Ciência e Tecnologia (UNL – ISCTE) Antropologia: Políticas e Práticas Culturais e Museológicas e Programa de Mestrado com Dupla Titulação em Estudos Portugueses (UNL – Univ. Lyon2), é responsável desde 2018 pela linha editorial do IELT Editar a Memória (terceira obra no prelo) e membro de comissões científicas de revistas e livros como Labirintos e Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação (Jorge Carrega et al, 2018), assim de encontros científicos, estando entre os últimos os V e VI Congreso Internacional del Romancero (Coimbra, 2017 e Madrid, 2019) e o Colóquio Internacional Ver/Rever a Escrita de Mulheres (Lisboa, 2020).