Pere Ferré

pferrecv

PERE FERRÉ

Email: pferre@ualg.pt

Breve CV:  Pere Ferré é licenciado em Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1978) e Doutorado em Literaturas Românicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1987), onde se agregou em 1996. Exerceu a docência nas universidades de Lisboa e Nova de Lisboa bem como, no estrangeiro, nas universidades de Utrecht, Colónia e na École des Hautes Études de Paris, sendo, desde 2000, Professor Catedrático da Universidade do Algarve. Foi o fundador do Instituto de Estudos sobre o Romanceiro (Universidade Nova de Lisboa).

Interesses de Investigação: Tem dedicado a sua atividade científica – publicada em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Itália, França, Holanda, Estados Unidos, Brasil, etc) – ao romanceiro da tradição oral moderna, ao romanceiro antigo e à literatura espanhola e portuguesa. É atualmente membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) e desenvolve também investigação  em centros estrangeiros como o Instituto Seminario Menéndez Pidal (Universidad Complutense de Madrid). Fruto destes trabalhos, iniciados há já mais de 30 anos, editou, entre outras obras, a primeira descrição de um corpus baladístico nacional (Bibliografia do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna, Madrid, 2000), bem como os primeiros quatro volumes do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna. Versões publicadas entre 1828 e 1960, dados à estampa pela Fundação Calouste Gulbenkian, desde 2000. Ainda sob a sua direção, foi criado este Arquivo do Romanceiro Português.

Últimas Publicações:

Ferré, Pere, Pedro M. Piñero e Ana Valenciano (coord.) (2015). Miscelánea de estudios sobre el Romancero. Homenaje a Giuseppe Di Stefano, Sevilla: Editorial Universidad de Sevilla / Universidade do Algarve.

Ferré, Pere (2015). “Da fixação oitocentista à redescoberta da voz original” in Pere Ferré, Pedro M. Piñero e Ana Valenciano (coords.), Miscelánea de estudios sobre el Romancero. Homenaje a Giuseppe Di Stefano, Sevilla: Editorial Universidad de Sevilla / Universidade do Algarve, pp. 223-249.

Ferré, Pere, Sandra Boto e Mirian Tavares (2014). “Projeto ‘O Arquivo do Romanceiro Português da Tradiçaõ Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão” in Sandra Boto (org.), VII Jornadas de Investigação do CIAC, Faro: Centro de Investigação em Artes e Comunicação, pp. 33-48.

Outras Informações: Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desempenhou, entre outros cargos, o de Vice-Presidente do Conselho Científico (1995-1998); por seu turno, na Universidade do Algarve, foi Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (2000-2002 e 2011-2013) e Pró-Reitor com responsabilidades na área da cooperação cultural, coordenando os Serviços de Documentação e política editorial da Universidade (2002-2006). Entre Março de 2006 e Janeiro de 2011 exerceu o cargo de Vice-Reitor da Universidade do Algarve. Foi membro do atual Conselho Geral, entre Março de 2013 e Agosto de 2014. Foi, ainda, Presidente do Conselho Executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve, sendo, presentemente, membro do Conselho de Administração da Fundação Manuel Viegas Guerreiro e da Fundación Ramón Menéndez Pidal (Madrid). Fez parte de várias equipas de avaliação da FCT durante a década de 90 voltando, mais recentemente, entre 2006 e 2011 e em 2016-2017, a fazer parte dos seus painéis de avaliação. É, ainda, membro de uma comissão de avaliação da A3es na área dos Estudos Literários, desde 2010.

Centro de Investigação em Artes e Comunicação Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Algarve

Apoios

Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Manuel Viegas Guerreiro European Association for Digital Humanities

ROMANCEIRO.PT

Universidade do Algarve

8005-139 Faro

Email: contacto@romanceiro.pt

Telefone: +351289 800 900 – ext. 7541