npires

NATÁLIA PIRES

Email: npires@esec.pt

Breve CV: Natália Pires é licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1994 e foi docente no Ensino Básico e Secundário entre 1996 e 1998. Entre 1998 e 2000 foi leitora do Instituto Camões na Universidade da Corunha onde, em 2007, apresentou a tese de Doutoramento intitulada “O Léxico do Romanceiro da Tradição Oral Moderna editado entre 1828 e 1960”. Desde 2000, é docente da Área de Língua Portuguesa na Escola Superior de Educação de Coimbra. Tem desenvolvido investigação e publicado trabalhos sobre as especificidades linguísticas do romanceiro da tradição oral moderna portuguesa, sobre a importância das lendas para a construção do imaginário coletivo, em particular nas localidades onde são recitadas; sobre o constructo da imagem do Outro em textos literários (na cronística medieval e noutros textos quinhentistas). Tem, ainda, publicado trabalhos no âmbito do turismo cultural (sobre a construção de produtos turísticos a partir de textos tradicionais relativos a figuras históricas cujas vivências se ligam à Região Oeste).

Interesses de Investigação: Especificidades Linguísticas do Romanceiro; Lendas e imaginário coletivo; Estudos Imagológicos; Humanidades Digitais.

Últimas Publicações:

Pires, Natália (2017-2018), “Do Mal aos Males no Romanceiro da Tradição Oral Moderna Portuguesa”, Revista Abenámar, nº 2, pp. 133-150.

Pires, Natália (2017), “Sentado está D. Gaifeiros no tabuleiro real, os seus dados tem na mão e as cartas para jogar: o motivo do jogo no romanceiro tradicional”, in Margarida Santos Alpalhão, Carlos Carreto e Isabel Barros Dias (coord), O Jogo do Mundo – e-Book, Lisboa, IELT – NOVA FCSH, 2017, pp. 343-358, <https://ielt.fcsh.unl.pt/sites/ielt/conteudo/ficheiros/ebooks/O jogo do mundo (novembro).pdf>.

Pires, Natália (2017), “A imagem dos portugueses na Crónica de D. Juan I de Pero López Ayala”, in José Carlos Miranda (org.), En Doiro antr’o Porto e Gaia – Estudos de Literatura Medieval, Porto, Estratégias Criativas, pp. 829-839.

Pires, Natália (2017), “Na peugada dos amores de Pedro e Inês pela Região Oeste: uma proposta de rally cultural”, In Maria Alexandre Lousada e Vítor Ambrósio (eds.): Literatura, Viagens e Turismo Cultural no Brasil, em França e em Portugal, Lisboa, Centro de Estudos Geográficos/Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Universidade de Lisboa, pp. 458-469 (http://repositorio.ul.pt/handle/10451/27298).

Outras Informações: Membro da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios (Univ. Évora); Investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVA FCSH); Colaboradora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Univ. Algarve); Membro do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã.

Centro de Investigação em Artes e Comunicação Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Algarve Fundación Ramón Menéndez Pidal

Apoios

Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Manuel Viegas Guerreiro European Association for Digital Humanities Time Machine Humanidades Digitales Hispánicas

ROMANCEIRO.PT

Universidade do Algarve

8005-139 Faro

Email: contacto@romanceiro.pt

Telefone: +351289 800 900 – ext. 7541