npires

NATÁLIA PIRES

Email: npires@esec.pt

Breve CV: Natália Pires é licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1994 e foi docente no Ensino Básico e Secundário entre 1996 e 1998. Entre 1998 e 2000 foi leitora do Instituto Camões na Universidade da Corunha onde, em 2007, apresentou a tese de Doutoramento intitulada “O Léxico do Romanceiro da Tradição Oral Moderna editado entre 1828 e 1960”. Desde 2000, é docente da Área de Língua Portuguesa na Escola Superior de Educação de Coimbra. Tem desenvolvido investigação e publicado trabalhos sobre as especificidades linguísticas do romanceiro da tradição oral moderna portuguesa, sobre a importância das lendas para a construção do imaginário coletivo, em particular nas localidades onde são recitadas; sobre o constructo da imagem do Outro em textos literários (na cronística medieval e noutros textos quinhentistas). Tem, ainda, publicado trabalhos no âmbito do turismo cultural (sobre a construção de produtos turísticos a partir de textos tradicionais relativos a figuras históricas cujas vivências se ligam à Região Oeste).

Interesses de Investigação: Especificidades Linguísticas do Romanceiro; Lendas e imaginário coletivo; Estudos Imagológicos; Humanidades Digitais.

Últimas Publicações:

Pires, Natália (2017-2018), “Do Mal aos Males no Romanceiro da Tradição Oral Moderna Portuguesa”, Revista Abenámar, nº 2, pp. 133-150.

Pires, Natália (2017), “Sentado está D. Gaifeiros no tabuleiro real, os seus dados tem na mão e as cartas para jogar: o motivo do jogo no romanceiro tradicional”, in Margarida Santos Alpalhão, Carlos Carreto e Isabel Barros Dias (coord), O Jogo do Mundo – e-Book, Lisboa, IELT – NOVA FCSH, 2017, pp. 343-358, <https://ielt.fcsh.unl.pt/sites/ielt/conteudo/ficheiros/ebooks/O jogo do mundo (novembro).pdf>.

Pires, Natália (2017), “A imagem dos portugueses na Crónica de D. Juan I de Pero López Ayala”, in José Carlos Miranda (org.), En Doiro antr’o Porto e Gaia – Estudos de Literatura Medieval, Porto, Estratégias Criativas, pp. 829-839.

Pires, Natália (2017), “Na peugada dos amores de Pedro e Inês pela Região Oeste: uma proposta de rally cultural”, In Maria Alexandre Lousada e Vítor Ambrósio (eds.): Literatura, Viagens e Turismo Cultural no Brasil, em França e em Portugal, Lisboa, Centro de Estudos Geográficos/Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/Universidade de Lisboa, pp. 458-469 (http://repositorio.ul.pt/handle/10451/27298).

Outras Informações: Membro da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios (Univ. Évora); Investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVA FCSH); Colaboradora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Univ. Algarve); Membro do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã.

Centro de Investigação em Artes e Comunicação Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Algarve Fundación Ramón Menéndez Pidal

Apoios

Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Manuel Viegas Guerreiro European Association for Digital Humanities

ROMANCEIRO.PT

Universidade do Algarve

8005-139 Faro

Email: contacto@romanceiro.pt

Telefone: +351289 800 900 – ext. 7541