bbelmonte

BRUNO BELMONTE

Email: brunocbelmonte@gmail.com

Breve CV: Bruno Belmonte é bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista, Unesp – Franca, em 2011. Encontra-se, desde 2017, desenvolvendo o mestrado em História e Patrimónios na Universidade do Algarve – UAlg. Entre os anos de 2013 e 2017 trabalhou como pesquisador do Patrimônio Cultural e Educador Patrimonial em contexto de licenciamento ambiental, pela empresa Scientia Consultora Científica, sediada em São Paulo, no Brasil.

Interesses de Investigação: Durante a licenciatura se dedicou a um projeto sobre a utilização de multimídia (filmes, músicas, iconografias, etc.) em sala de aula, como recurso pedagógico para o ensino de História. Também pesquisou cultura política e história da América Latina no século XX, concluído com a monografia “O boom literário e a cultura política da Revolução Cubana”.

No programa de mestrado foca suas investigações nas influências ibéricas na tradição oral do Brasil, especificamente no que diz respeito ao romanceiro, que reflete no desenvolvendo da dissertação “Subsídios para o arquivo do romanceiro no Brasil” (ainda em desenvolvimento). Participou, na qualidade de colaborador e moderador, do Colóquio Narrativa, Média e Cognição 2018 – Literaturas Marginalizadas.

Outras Informações: Também trabalhou em uma empresa privada que desenvolve pesquisas e consultorias científicas em contexto de licenciamento ambiental em território brasileiro. Lá, integrou equipes transdiciplinares, atuando nas seguintes áreas: educação não formal; diagnóstico, prospecção e monitoramento arqueológico; e investigação, levantamento e registro do Património Cultural (material e imaterial).

Centro de Investigação em Artes e Comunicação Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Algarve Fundación Ramón Menéndez Pidal

Apoios

Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Manuel Viegas Guerreiro European Association for Digital Humanities

ROMANCEIRO.PT

Universidade do Algarve

8005-139 Faro

Email: contacto@romanceiro.pt

Telefone: +351289 800 900 – ext. 7541