ANA SIRGADO
Email: anasirgado@fcsh.unl.pt
Página Pessoal: https://fcsh-unl.academia.edu/AnaSirgado
Breve CV: Ana Sirgado é Investigadora Integrada do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Estudos Portugueses, especialidade de Literatura Tradicional e Oral, na mesma universidade com a tese A contaminação extrafabulística no romanceiro tradicional português editado entre 1828 e 2000 (2017), desenvolvida com o apoio de uma Bolsa Individual concedida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Terminou, em 2020, o Mestrado em Humanidades Digitales (UNED, Madrid). É membro da equipa do projeto RELIT-Rom Revisões literárias: a aplicação criativa de romances velhos (séculos XV-XVII), no âmbito do qual tem desenvolvido mais recentemente investigação dedicada à presença de romances velhos em obras de autores portugueses deste período.
Interesses de Investigação: Literatura tradicional; Romanceiro antigo e de tradição moderna; Literatura portuguesa renascentista; Teatro do século XVI.
Últimas Publicações:
Sirgado, Ana (2020), “Um novo romance na tradição moderna portuguesa em versões de Tamar” in Sandra Boto, Jesús Antonio Cid e Pere Ferré (coords.), ‘Viejos son, pero no cansan’. Novos estudos sobre o Romanceiro, Coimbra – Madrid – Faro – Lisboa, Fundación Ramón Menéndez Pidal – Instituto Universitario Seminario Menéndez Pidal – Centro de Investigação em Artes e Comunicação – Centro de Literatura Portuguesa – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, pp. 77-88. DOI 10.34619/z11c-ht61
Sirgado, Ana (2020), “«Quando vos nascistes hijo», reminiscências de um tema antigo no romanceiro português” in Isabel Barros Dias, Margarida Santos Alpalhão e Margarida Esperança Pina (eds.), O Medievalismo no século XXI, Berlin, Peter Lang, pp. 115-126.
Marques, José Joaquim Dias e Sirgado, Ana (2019), Romances Tradicionais do Distrito de Bragança, IELT. ISBN 978-989-8968-02-9
Últimas Comunicações:
“«Mandaste-me pedir novas» del romancero antiguo en Portugal”, XVIII Congrés Internacional de l’Associació Hispànica de Literatura Medieval, Universidad de Barcelona (2-6 de setembro, 2019).
“El romancero en el «Auto de Rodrigo e Mendo» de Jorge Pinto”, VI Congreso Internacional de Romancero, Universidad Complutense de Madrid (25-27 de novembro, 2019).