ALVANITA ALMEIDA
Email: alvanitaalmeida@ufba.br
Breve CV: Alvanita Almeida Santos é professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil,desde janeiro de 2009, desempenhando funções no Instituto de Letras da UFBA. Doutorou-se em Letras Pela UFBA, com a tese O canto da mulheres – entre bailhar e trabalhar: relações de gênero em narrativas orais (romances), em 2006. Durante o doutoramento, fez estágio no Centre de Recherche Latino-Américaine, na MSH – Universidade de Poitiers. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa: Estéticas da Oralidade: um estudo sobre mulheres, produções culturais e apropriações da cultura popular, que tem por objetivo realizar uma leitura analítica dos textos do acervo PEPLP (Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular), que se constituem enquanto poéticas da oralidade, especialmente aqueles que se apresentam como de autoria de mulheres. Da sua experiência docente, destaca-se o ensino de Literatura Brasileira, Literaturas Africanas de Países de Língua Oficial Portuguesa, Literatura Popular e Literatura eEnsino.
Últimas Publicações:
SANTOS, A. A. A AUTORIA FEMININA NAS POÉTICAS ORAIS: TENSÕES E (RE)EXISTÊNCIAS In:Escritas da resistência: intersecções feministas da literatura.1 ed.Aracaju: Criação Editora, 2019, v.1, p. 19-30.
SANTOS, A. A. Memorial de pesquisa: entre a autobiografia e o relato acadêmico In: Redes de Aprendizagens entre a escola e a universidade.1 ed.Salvador: EDUFBA, 2019, v.1, p. 53-73.
SANTOS, A. A. Das inúmeras, na poesia de autoria feminina sul-baiana In: Contemporaneidade Periféricas.1 ed.Salvador: Segundo Selo, 2018, v.único, p. 295-311.
SANTOS, A. A. Gêneros da literatura popular: na encruzilhada dos métodos In: Vozes, performances e arquivos de saberes.1 ed.Salvador: EDUNEB, 2018, v.1, p. 305-318.
SANTOS, A. A. Velhas histórias, novas leituras: a Bela do século XXI In: Mulheres em seriados:configurações.1 ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v.1, p. 185-197.
Outras Informações: Integra o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística) que reúne pesquisadoras(es) no Brasil, da área de Letras e Linguística.É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura e do Programa de Mestrado Profissional em Letras, nos quais orienta pesquisas nos temas relacionados às literatura oral popular,mulher e literatura, autoria feminina.