aalmeidacv

ALVANITA ALMEIDA

Email: alvanitaalmeida@ufba.br

Breve CV: Alvanita Almeida Santos é professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil,desde janeiro de 2009, desempenhando funções no Instituto de Letras da UFBA. Doutorou-se em Letras Pela UFBA, com a tese O canto da mulheres – entre bailhar e trabalhar: relações de gênero em narrativas orais (romances), em 2006. Durante o doutoramento, fez estágio no Centre de Recherche Latino-Américaine, na MSH – Universidade de Poitiers. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa: Estéticas da Oralidade: um estudo sobre mulheres, produções culturais e apropriações da cultura popular, que tem por objetivo realizar uma leitura analítica dos textos do acervo PEPLP (Programa de Estudo e Pesquisa da Literatura Popular), que se constituem enquanto poéticas da oralidade, especialmente aqueles que se apresentam como de autoria de mulheres. Da sua experiência docente, destaca-se o ensino de Literatura Brasileira, Literaturas Africanas de Países de Língua Oficial Portuguesa, Literatura Popular e Literatura eEnsino.

Últimas Publicações:

SANTOS, A. A. A AUTORIA FEMININA NAS POÉTICAS ORAIS: TENSÕES E (RE)EXISTÊNCIAS In:Escritas da resistência: intersecções feministas da literatura.1 ed.Aracaju: Criação Editora, 2019, v.1, p. 19-30.

SANTOS, A. A. Memorial de pesquisa: entre a autobiografia e o relato acadêmico In: Redes de Aprendizagens entre a escola e a universidade.1 ed.Salvador: EDUFBA, 2019, v.1, p. 53-73.

SANTOS, A. A. Das inúmeras, na poesia de autoria feminina sul-baiana In: Contemporaneidade Periféricas.1 ed.Salvador: Segundo Selo, 2018, v.único, p. 295-311.

SANTOS, A. A. Gêneros da literatura popular: na encruzilhada dos métodos In: Vozes, performances e arquivos de saberes.1 ed.Salvador: EDUNEB, 2018, v.1, p. 305-318.

SANTOS, A. A. Velhas histórias, novas leituras: a Bela do século XXI In: Mulheres em seriados:configurações.1 ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v.1, p. 185-197.

Outras Informações: Integra o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística) que reúne pesquisadoras(es) no Brasil, da área de Letras e Linguística.É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura e do Programa de Mestrado Profissional em Letras, nos quais orienta pesquisas nos temas relacionados às literatura oral popular,mulher e literatura, autoria feminina.

Desenvolvido por:

Instituto de Estudos de Literatura e Tradição Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00657/2020

Em parceria com:

Centro de Investigação em Artes e Comunicação Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundación Ramón Menéndez Pidal

Apoios

Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Manuel Viegas Guerreiro European Association for Digital Humanities Time Machine Humanidades Digitales Hispánicas

ROMANCEIRO.PT

Colégio Almada Negreiros (Gab. 344) Campus de Campolide, Universidade Nova de Lisboa, 1099-085, Lisboa

Morada postal: Av. de Berna, 26 C, Universidade Nova de Lisboa, 1069-061, Lisboa

Email: contacto@romanceiro.pt

Telefone: +351918 832 055