Romanceiro.pt e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação acabam de lançar a coleção ensaística ‘Opúsculos’.
Revista por pares, ‘Opúsculos’ tem como desígnio publicar ensaios breves dedicados ao romanceiro pan-hispânico. A coordenadora, Sandra Boto, explica que o objetivo é divulgar em acesso aberto textos monográficos que contribuam, com dados inovadores, para o avanço do estado da arte neste campo. O desiderato da coleção é inovador -refere- porque até agora dispúnhamos de revistas internacionais de qualidade científica dedicadas ao romanceiro, mas não um canal exclusivo para a publicação de estudos com maior alcance e profundidade. A coleção visa, portanto, suprir esta falha.
O primeiro volume intitula-se Una Tomba Emblematica per una Morta Incoronata. Nuevas disquisiciones sobre Inés de Castro en el Romancero e é da autoria de Pere Ferré. Trata-se de uma leitura renovada do mito de Inês de Castro no romanceiro que permite esclarecer alguns dos pontos obscuros acerca da sua presença neste género poético. Aceda e descarregue a publicação aqui.
‘Opúsculos’ acolhe submissões de investigadores interessados em divulgar ensaios académicos originais de até 100 páginas. Para contactar a coleção, utilize o nosso formulário de contacto.