A Fundación Ramón Menéndez Pidal e a Comunidad de Madrid acabam de publicar a obra Entrelazados ibéricos. Correspondencia entre Ramón Menéndez Pidal y Carolina Michaëlis de Vasconcelos, con un apéndice de cartas cruzadas con María Goyri (1898-1924).
O estudo destes epistolários, que esteve a cargo da nossa IP Sandra Boto, teve início em 2015, quando a investigadora começa a interessar-se pelos intercâmbios científicos mantidos entre estas personalidades maiores da cultura ibérica. A investigação decorreu nos arquivos epistolares pessoais de Ramón Menéndez Pidal (sediado na Fundación Ramón Menéndez Pidal, em Madrid) e de Carolina Michaëlis de Vasconcelos, a primeira professora universitária em Portugal (sediado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra). Agora, o leitor poderá aceder à edição cronologicamente organizada desses materiais, acompanhada de notas explicativas que ajudam a enquadrar o meandros desta relação, da qual sobressai uma terceira mas não menos importante figura: a de María Goryi Menéndez Pidal.
Assuntos científicos como o feminismo, as etimologias, o romanceiro ou o teatro do século XVI andam aqui de mãos dadas com uma vertente mais íntima onde a amizade, a estima pessoal, a partilha desinteressada e, no fundo, a criação de uma rede de conhecimento ao mais alto nível, afloram nestes documentos que conformam o retrato de uma época e de uma comunidade ibérica, tecida em espanhol e em português.