Sobre Romanceiro.pt

O QUE É O ROMANCEIRO.PT

Em 2013 iniciou-se o processo de digitalização dos núcleos documentais do Arquivo do Romanceiro Português, ao abrigo do do projeto intitulado “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”. Através de uma parceria entre a Fundação Manuel Viegas Guerreiro (Loulé) e o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação/FCT (Universidade do Algarve) e com o valioso mecenato da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do ‘Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais (2013)’, pode finalmente dar-se um passo decisivo na salvaguarda e promoção do Arquivo do Romanceiro Português.

Com a disponibilização deste arquivo em rede, promete-se tornar acessível tanto ao público especialista como ao grande público um conjunto de grande valor cultural, que alberga perto de 14.000 imagens de documentos de grande relevo no âmbito da literatura patrimonial portuguesa.

plataforma

PRESERVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO

Em 2013, o apoio concedido pela Fundação Calouste Gulbenkian permitiu satisfazer dois desideratos da equipa:

  1. a conversão das bases de dados já existentes numa única base de dados relacional, cuja arquitetura possibilitou eliminar as redundâncias pré-existentes, ao mesmo tempo que se acrescentaram novos campos à estrutura do arquivo; tornou-se possível deste modo resolver os grandes problemas das anteriores bases de dados: as versões passaram a ser incluídas como imagem de texto e os registos sonoros puderam ser incorporados em formato mp3;
  2. digitalizava-se e preservava-se, por fim, o acervo sonoro e o acervo em papel do Romanceiro português, que se ressentia já do passar do tempo nos seus frágeis suportes documentais: a fotocópia em papel e a fita magnética das cassetes áudio.

A ampliação e a atualização do corpus; o desenvolvimento de novas metodologias filológicas e de edição da poesia tradicional; a implementação de uma experiência de navegação mais intuitiva; a difusão do conhecimento nesta área do saber e a preocupação com o cruzamento de dados em rede incitam-nos a prosseguir trabalhos.

Para tal desenvolvemos este ambiente de estudo dedicado ao Romanceiro.

mulherdeidade
gilvicente
660
Horas de gravação
3.500
Versões inéditas
6.500
Versões publicadas
609
Cassetes áudio
pferrespequeno
Pere Ferré
Coordenador geral
“O Romanceiro sobreviveu respeitando de modo extraordinário o legado de que fora herdeiro: os poetas que estiveram na origem destes poemas (na sua maioria caídos no anonimato) conseguiram o privilégio de ter quem os imortalizasse memorizando as suas criações. É esse legado que pretendemos preservar.”
Centro de Investigação em Artes e Comunicação Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Manuel Viegas Guerreiro

ROMANCEIRO.PT

Universidade do Algarve

8005-139 Faro

Email: contacto@romanceiro.pt

Telefone: +351289 800 900 – ext. 7541